Haikai a mais bela Poesia Japonesa!

Olá Mina-san!!! domo kon'nichiwa💓 Anye desu. Hoje no Jornal Harmony 和, iremos falar um pouco sobre a mais bela poesia Japonesa Haikais.

E o que me inspirou a escrever sobre, foi o Filme: Palavras que Borbulham como Refrigerante, onde o personagem principal chamado Cerejinha criava haikais e os escrevia em sua caderneta, embora fosse muito timido para recita-los (E aqui fica minha recomendação, caso você, querido leitor não tenha assistido ainda este filme lindo, que é muito fofinho então ASSITA!!! PLEASE!!💓💓💓). Embora o filme possua um romance kawaii (#Meu-Casal-Cerejinha&Sorrisinho), o fato do design grafico e as cores totalmentes chamativas serem um toque muito lindo no filme, os haikais ou como podemos chamar também de haikus, foi simplesmente poético dando um toque de realidade no filme.
 

Fonte:https://static.madinfinite.com/images/big/11/palavras-que-borbulham-como-refrigerante-ganha-belissimo-trailer-010470.webp
 
Mas... o que é o haikai e como ele é feito?

O haikai (pode ser chamado também de haiku) se faz com três linhas, ou versos, e não mais que 17 sílabas. Seu tema é a natureza, e não é necessário expor nossos sentimentos e pensamentos diferente dos poemas ocidentais.

Se faz com simplicidade, leveza, desapego, sutileza, objetividade, integração com o todo. Sua melhor definição, é uma fotografia em palavras. O fotógrafo não aparece na foto, mas sua sensibilidade sim.

É como se as coisas falassem por si mesmas, despertando a real sensação daquilo que foi exposto. Sem precisar de interpretação de alguém para as explicarem, pois carregam em si a própria poesia. 

A sensação, da estação que ela acontece, nos fazendo lembrar de que tudo tem o seu próprio tempo e que tudo está em constante mudança. E é essencial, pelo fato da forma que se capta a essência das coisas, e essa característica se dá o nome de Haimi, que significa “Sabor de Haikai”.


Fonte: http://www.cantinhodasideias.com.br/2019/10/poesia-haikai-o-vento.html

O haikai é uma forma poética que nasceu no Japão e chegou no Brasil há 113 anos, em 1908, quando no navio Kassato Maru trouxe consigo a primeira leva de imigrantes japoneses. 

Diferente, em muitos sentidos, da poesia que se faz no Ocidente, o haikai nos ensina coisas fundamentais para nosso momento atual. Com apenas três versos, nem um a mais, nem um a menos e com 17 sílabas, exercitamos o dom de dizer o suficiente como um mínimo de palavras.

Como vivemos cada vez mais, um tempo sem tempo, em que não é possível absorver toda informação que nos chega – nem transmiti-la- ser sintético e aprender a concentrar conteúdo é fundamental.

Mas também aprendemos a olhar para fora de nós mesmos, e começamos a observar a natureza, as mudanças de estação, e assim nos sentimos mais integrados com o todo e ficamos menos absorvidos com nossos problemas pessoais.

 


  Postado: 06/11/21

,

  Categoria: Jornal | Harmony 和

  Autor: Anye Stellar

#Anye Stellar

💓ONE PIECE 💓 Estilos musicais: Animesong, CityPop, J-Music, K-Music e Clássica Instrumental. Animes de COMÉDIA!!!!

#Non-Stop Ásia POP

DJ Mitake

Oiiee, aqui é a Mitake, a sua comandante do Non-Stop! Estou no ar até que algum programa Ao Vivo comece! Estou tocando sempre as melhores do Mundo Asiático, vem ouvir! Ah, faça seu pedido, eu toco ele para você!

Matérias Publicadas
Haikai a mais bela Poesia Japonesa!
Seiyuu Yoshino Nanjō anuncia que vai deixar o duo musical fripSide
Sword Art Online Progressive: Novo Filme anunciado para 2022
No Game No Life vai ter “anúncio” em Novembro
  Aoki Lily San
Ouvinte da semana
  Vídeo em Destaque
Parceiros SUPER

Parceiros Normais

  Ver todos os parceiros

Rádio Ásia POP - A Casa do MUNDO ASIÁTICO | 2021-2021
Designer e programação por Gabriel Leal
Planejamento e Divulgação por Gabriela Liberalesso

TWICE - SIGNAL